quinta-feira, 25 de julho de 2019

Adoradores de boquinhas não gostam de dividir no ex-Minsitério da Cultura

Sede do Ministério da Cultura, em 2017, quando dividia espaço com o Ministério do Meio Ambiente.

É vexatório o protesto de ex-ministros contra a extinção do Ministério da Cultura, cabide que saltou de 2.796 cargos nos anos 90, segundo o cineasta Ipojuca Pontes, para os atuais 20 mil. Quase todos os últimos países com prêmios Nobel de Literatura não têm Ministério apenas da Cultura. Os últimos dez vencedores são do Reino Unido, EUA, Bielorrússia, França, Canadá, China, Suécia, Espanha e Alemanha. Ex-União Soviética, a Bielorrússia é o único com “Ministério da Cultura”. 
Na França o ministério é da “Cultura e Comunicação” e no Canadá chama-se de Ministério da “Herança Canadense”, que inclui Cultura, Mídia, Esporte e Artes.
Na Espanha o ministério é da “Educação, Cultura e Esporte”; no Reino Unido é “Cultura, Mídia e Esporte”; nos EUA é apenas um escritório (bureau) de “Assuntos Educacionais e Culturais”.
Até a China mudou o foco do ministério para “Cultura e Turismo”. Na Suécia é “Cultura e Democracia”, que também se responsabiliza pelo Esporte, e na Alemanha não existe esse órgão no âmbito federal.