sábado, 23 de junho de 2018

Trump ameaça sobretaxar carros europeus em 20%



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou hoje (22) estabelecer sobretaxas de 20% sobre exportações de veículos da União Europeia. A iniciativa ocorre no momento em que o governo analisa se há riscos nas importações de automóveis europeus para os Estados Unidos.
Trump usou o Twitter para enviar mensagem aos europeus. “Se estas tarifas e barreiras não forem quebradas e removidas, vamos colocar uma tarifa de 20% sobre todos os carros [europeus]”, disse.
O Departamento de Comércio dos EUA avalia se as importações de automóveis e autopeças representam um risco à segurança nacional. O prazo para conclusão das investigações é fevereiro de 2019.
Há, ainda, a possibilidade de o Departamento de Comércio norte-americano promover audiências públicas em julho sobre o tema. Em maio, Trump sinalizou que estava insatisfeito com a importação de veículos de montadoras alemãs e que pretende sobretaxar os produtos.
China
Recentemente, Trump, anunciou sobretaxas no valor de US$ 50 bilhões sobre centenas de produtos chineses que entram nos Estados Unidos. Como retaliação, o governo chinês também aplicou uma taxação equivalente contra uma extensa lista de itens comprados dos Estados Unidos, incluindo produtos agropecuários. (ABr)