quarta-feira, 20 de junho de 2018

Câmara realiza sessão para debater uso de fake news no embate político



A Câmara dos Deputados realiza nesta terça (19), a partir de 9h30 no Plenário Ulysses Guimarães, um debate sobre o tratamento dado às fake news. O objetivo é discutir principalmente sobre as implicações das notícias falsas em ano eleitoral no país.
Entre os convidados estão o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luiz Fux; o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes; o presidente do Instituto Brasileiro de Direito Digilta e promotor de Justiça do DF, Frederico Meinberg Ceroy. Jornalistas, professores e pesquisadores também participam da Comissão Geral.
O debate foi solicitado pelo deputado Hildo Rocha (MDB-MA). Para ele, as fake news são “destinadas a ferir a dignidade de pessoas públicas e comprometer a legitimidade de instituições e processos políticos”. Rocha chama atenção para o uso cada vez mais frequente desse tipo de prática no embate político.
“Dando a aparência de veracidade e legitimidade a relatos inverídicos, ofensivos ou destinados a distorcer a interpretação da conjuntura política. O uso desse recurso não deve ser visto de forma ingênua”, declarou o deputado. O uso de notícias falsas em outros processos eleitorais, como nos Estados Unidos e na Europa, também foi alvo de críticas do emedebista. (Com informações da Agência Câmara Notícias)