segunda-feira, 18 de junho de 2018

Justiça Federal aceita 24ª denúncia contra o ex-governador Sérgio Cabral



O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro aceitou a 24ª denúncia contra o ex- governador do Rio Sérgio Cabral, por lavagem de dinheiro e corrupção, em um processo  que tem origem  na Operação Câmbio, Desligo, da Polícia Federal (PF).
De acordo com a denúncia, a organização criminosa chefiada por Cabral contratou os doleiros, Vinícius Claret Vieira Barreto, o Juca Bala, e Cláudio Fernando Barboza de Souza, conhecido como Tony ou Peter. Juca Bala e Tony tinham amplo conhecimento do mercado de câmbio paralelo e operavam com Dario Messer, conhecido como “o doleiro dos doleiros”.,
Os três também se tornaram réus na ação penal, junto com outras 58 pessoas. Tanto Claret quanto Fernando fizeram delação premiada.
Bretas também desmembrou o processo em três., sendo assim, além da ação principal, haverá uma ação para julgar os réus que estão foragidos e outra para processar aqueles que estão no exterior.
Operação Câmbio Desligo
A operação investiga o esquema para contratação de doleiros que organizavam propinas recebidas durante o governo de Sérgio Cabral, no período de 2007 a 2014.