quarta-feira, 9 de março de 2022

Ratinho Jr propõe fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos
















O governador Ratinho Júnior (PSD) encaminhou hoje, à Assembleia Legislativa, projeto que prevê o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras contra a pandemia da Covid-19 em locais abertos no Paraná. A proposta vai tramitar em regime de urgência e o presidente da Assembleia disse que ela deve ser votada em plenário já na próxima quarta-feira, após passar pela Comissão de Constituição e Justiça na terça. A lei que estabeleceu a obrigação foi aprovada em abril de 2020, e está em vigor há quase dois anos.

Pela manhã, o governador já havia anunciado a intenção de enviar a matéria ao Legislativo nos próximos dias, afirmando que a queda no número de casos e internações pela Covid permitiria a mudança. "Nós tínhamos uma preocupação de termos um aumento muito grande pós-Carnaval, isso não está acontecendo e tomara que não aconteça", disse. "Para que a gente possa retirar a obrigatoriedade em espaços abertos. Claro que dentro de ônibus, em lojas, enfim, pode ainda haver uma restrição", disse ele.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que, caso proposta seja aprovada, planeja operacionalizar a partir de 16 ou 17 de março a liberação do uso de máscaras ao ar livre em todo o Paraná.

"Vamos hoje bolar uma proposta do governo para a Assembleia Legislativa, revogando a lei, mas claro, depende da aprovação dos deputados", disse. Beto Preto afirmou ainda que, enquanto isso não ocorre, o comitê da epidemiologia do estado, junto com os municípios do Paraná, através do conselho dos secretários municipais da saúde, seguem com o estudo diário do número de casos. "Pretendemos operacionalizar a partir de 16, 17 de março, se tudo correr bem dentro também dos trâmites legislativos cumprindo todas as normas e todas as leis vigentes", explicou o secretário.

Ontem, a prefeitura de Curitiba já havia anunciado a liberação do uso de máscaras em locais abertos na Capital paranaense para a próxima semana. Além disso, deputados estaduais também apresentaram proposta semelhante, para todo o Estado.