sexta-feira, 4 de março de 2022

Pesquisa aponta vitória de Ratinho Jr para o governo no 1º turno



















Pesquisa da Radar Inteligência divulgada nesta quinta-feira (3) aponta que o governador Ratinho Junior (PSD) seria reeleito no primeiro turno se a eleição para o governo do Estado fosse hoje. Segundo o instituto, Ratinho Jr tem 50,1% das intenções de voto contra 19,8% do ex-governador Roberto Requião (sem partido).

Em terceiro, aparece o ex-prefeito de Guarapuava (região Central), César Silvestri Filho (PSDB), com 3%. Outros 11,3% votariam em branco ou nulo e 15,8% não souberam ou não opinaram.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi o primeiro levantamento feito no Paraná em 2022. O instituto, que realizou a pesquisa por conta própria, entrevistou 1.350 pessoas desde o dia 25 de fevereiro. A margem de erro é de 2,7 pontos porcentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

A pesquisa também fez duas simulações de segundo turno, ambas vencidas com folga por Ratinho Jr. No primeiro cenário, o governador venceria Requião por 54,9% a 22,2%. Outros 13,3% anulariam o voto ou votariam em branco e e 9,6% se declararam indecisos. Na segunda simulação, Ratinho Jr venceria Silvestri com 60% contra 5,6%, com 19,3% nulos e brancos e 15,1% indecisos. A pesquisa está registrada sobre o número PR-02644/2022.

Articulações
O governador deve formar uma ampla aliança para a disputa de outubro. O desafio será acomodar todos os partidos aliados, além de definir o alinhamento em relação à disputa presidencial. Ratinho Jr é próximo do presidente e pré-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Mas o PSD lançou a pré-candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), à sucessão presidencial. Caso o nome de Pacheco não emplaque, o partido tem sinalizado tentar atrair o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), para ser o candidato da legenda. Leite perdeu as prévias presidenciais do PSDB para o governador de São Paulo, João Doria.

Além disso, o Podemos, que lançou a pré-candidatura do ex-juiz Sergio Moro à Presidência e apoiou Ratinho Jr em 2018, cobra a vaga de candidato ao Senado da aliança governista para o senador Alvaro Dias. A tendência do atual governador, porém, é manter o apoio à reeleição de Bolsonaro.

Do outro lado, Requião – que deixou o MDB em agosto do ano passado, depois de perder a eleição para a presidência estadual do partido para o deputado Anibelli Neto – ainda busca legenda para concorrer ao governo. O PT já anunciou apoio à pré-candidatura de Requião, como forma de garantir palanque para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado. Requião pode se filiar ao próprio PT ou ao PSB para concorrer.

A pesquisa não incluiu a pré-candidatura ao governo do deputado federal Filipe Barros (PSL), que diz pretender concorrer com o apoio de Bolsonaro. Barros tentou barrar o levantamento, mas o pedido foi rejeitado.