segunda-feira, 22 de março de 2021

Secretário pede ajuda de empresários para emprestarem cilindros de oxigênio ao Paraná

 


A carga de 200 cilindros, prometidos ao govenro Paraná pelo governador de Manaus, chegaram no final deste domingo, 21, ao Estado. Destes, 20 deles foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC)." Esses cilindros serão remanejados para unidades pequenas de atendimento, com UPAs e hospitais menores, mas nossa demanda é de 1000 cilindros", disse o secretário de Saúde Beto Preto.

Beto Preto reiterou ainda o um apelo aos empresários para que possam ceder estes equipamentos. O apelo foi feito nesta manhã de segunda-feira, 22, o receber a carga de 360 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Beto Preto afirmou ainda que os demais 180 cilindros serão remanejados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) de acordo com as necessidades de atendimento.

A 360 mil doses recebidas pela SESA, segundo Beto Preto, serão todas destinadas à aplicação da primeira dose da vacina. Somam-se a esse quantitativo as 120 mil doses, previamente estocadas para a segunda dose, que devem ser destinadas à vacinação. "Nós precisamos amplia a base de nossa vacinação no momento em que estamos agora", disse. A medida segue a nova orientação do Ministério da Saúde para que não se estoquem doses de vacina. Com isso, o Paraná deve começar a vacinar as pessoas com 70 anos ou mais.

"Com uma dose, a pessoa já fica protegida das formas mais graves da doença", disse Beto Preto. " E atualmente o que precisamos é ampliar a nossa base de pessoas vacinadas", explicou. O secretário disse ainda que o plano estadual segue o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Questionado a respeito de possíveis atrasos na aplicaçaõ da segunda dose, o secretário disse que "é um risco que vamos correr."