segunda-feira, 29 de março de 2021

Fotógrafo é surpreendido com raio atrás dele durante selfie, em Marialva: 'Sorte tremenda'


 












Apesar de ser fotógrafo de tempestades há nove anos, Acácio Cordioli foi surpreendido quando fez uma simples selfie e acabou registrando um raio atrás dele, em Marialva, no norte do Paraná, na sexta-feira (26).

O técnico em meteorologia contou que fez a foto despretensiosamente para enviar pela internet, em um grupo de fotógrafos, para mostrar a tempestade. Só depois de 15 minutos, quando parou para compartilhar a imagem, é que se deu conta do flagrante raro que tinha acontecido com ele.

Cordioli acompanha as tempestades da região norte do Paraná para filmar e fotografar, depois compartilha informações sobre os fenômenos naturais em um canal do YouTube e nas redes sociais.

De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, o registro feito pelo Acácio é realmente raro: "Porque o raio é um fenômeno extremamente rápido. Então, para conseguir uma foto com ele é bem difícil."

Após compartilhar a imagem no grupo de fotógrafos, Cordioli contou que os colegas ficaram impressionados.

O fotógrafo explicou que a formação como técnico em meteorologia o ajuda a se preparar para fotografar as tempestades, mesmo assim, não é possível saber com exatidão onde os raios cairão.

O tempo das saídas fotográficas variam entre uma hora até um dia inteiro.

Ele destaca ainda que durante as fotos é preciso "ter bastante cuidado, principalmente, quando há raios caindo no chão."

Na selfie registrada, Cordiolli disse que estava a cerca de 10 quilômetros do local onde o raio caiu.

Cordioli se formou como técnico em meteorologia em 2015, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), mas o amor pelas tempestades começou com as fotografias.

Conforme o meteorologista da Somar Fábio Luengo, o outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno, por isso, é normal ter tempestade com raios no início dele e ir diminuindo com a proximidade do inverno.