sábado, 4 de julho de 2020

STF dá 5 dias para Pazuello explicar orientações sobre cloroquina

Congresso alivia e Pazuello não explica falta de transparência | Saúde

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, tem 5 dias para apresentar informações sobre as orientações para o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina contra o coronavírus. A decisão foi dada pelo o ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federa), relator de uma ação da CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde) e da Fenafar (Federação Nacional dos Farmacêuticos)

As entidades pedem a suspensão imediata do protocolo com as orientações do Ministério da Saúde para o uso da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da covid-19, mesmo para casos leves da doença. Segundo eles, é crescente o número de estudos que apontam não haver benefício no uso dessa classe de drogas.,


“O uso da cloroquina e hidroxicloroquina, portanto, era uma hipótese. Foi testada e retestada. Essas as drogas se mostraram ineficazes, e até maléficas, para o tratamento em qualquer estágio da doença [covid-19]. Essa é a evidência científica robusta que existe hoje.”, diz a ação.

O Supremo entrou em recesso na 5ª feira (2.jul.2020) e retoma as atividades no dia 30 de julho. Diante disso, os prazos processuais ficarão suspensos e, aqueles dentro desse período, começam ou continuam a ser contados no 1º dia útil subsequente ao recesso. No caso dessa ação, a contagem começará em 31 de julho.