quarta-feira, 29 de julho de 2020

População de idosos não é único fator que explica mais mortes por covid-19

Idade da população não é o único fator que explica mortes por coronavírus de um país

"Tem que ter calma, a população tem que ir entendendo aos poucos o que é esse vírus. Ele é realmente muito perigoso para quem tem uma certa idade, para quem tem uma doença. Para a juventude não tem esse perigo todo."

É pouco provável que ao fazer esta declaração o presidente Jair Bolsonaro tenha se inspirado num artigo, publicado no início de maio, na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), no qual os autores disseram que um maior número de mortes por covid-19 era esperado em países com populações mais envelhecidas.

Quase um mês depois da fala do presidente, no entanto, pesquisadores internacionais liderados pela pesquisadora brasileira Marília Nepomuceno, do Instituto Max Planck de Pesquisa Demográfica, na Alemanha, publicaram na mesma revista um texto em que discordam dessa ideia - a edição veio a público no dia 23 de junho.

"Esta conclusão se baseou em um exercício no qual os autores replicaram as taxas de letalidade por covid-19 da Itália, que é um país de alta renda e envelhecido, em nações de renda mais baixa e com populações mais jovens, como é o caso do Brasil", explica ela.