terça-feira, 21 de julho de 2020

Promotoria de Justiça manda prender “pai de santo” acusado de estupro



Foi preso nesta segunda feira, 20 de julho, um homem de 29 anos que se apresentava como pai de santo, denunciado na semana passada (em 13 de julho) pelos crimes de estupro, sequestro, cárcere privado, redução à condição análoga à de escravo e violação sexual mediante fraude, praticados contra várias vítimas em Curitiba e região. A prisão atendeu pedido apresentado pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Infrações Penais Contra Crianças, Adolescentes e Idosos de Curitiba.
Também foi denunciada e presa a esposa do líder religioso, de 30 anos, por coautoria na prática do crime de violação sexual mediante fraude, já que, segundo depoimentos colhidos, ela preparava as vítimas para os rituais religiosos tendo plena consciência de que seria praticada violência sexual.
Rituais – Segundo a denúncia recebida pelo juiz da Vara de Infrações Penais contra Crianças, Adolescentes e Idosos da capital, os estupros ocorriam durante os rituais religiosos na casa de oração pertencente ao pai de santo no bairro Pinheirinho. As vítimas eram levadas a admitir os abusos sob a justificativa de que desse modo alcançariam a cura para os males que apresentavam. Umas das mulheres abusadas chegou a ficar grávida do pai de santo.
A denúncia cita ainda que os denunciados mantinham as vítimas em condição análoga à escravidão, submetendo-as, por meio de coação, a trabalhos forçados com jornadas de até 20 horas, com transporte excessivo de peso (lixo reciclável) em condições climáticas adversas (sol e chuva forte).