terça-feira, 16 de junho de 2020

Policial empurra repórter em protesto e intimida profissional em DP: ‘Não vai dar em nada’

Crédito: Reprodução UOL

Presente na cobertura dos protestos na Avenida Paulista no último domingo (14), o repórter Luís Adorno, do UOL, foi empurrado por um policial militar durante a cobertura dos atos e, com isso, teve a tela do celular quebrado. Além disso, o profissional foi intimidado por militares quando foi registrar queixa no 78º DP, na Zona Oeste da capital paulista.

O incidente ocorreu enquanto o repórter filmava uma abordagem policial. Durante o ato, um grupo com aparatos nazistas passou em frente ao Masp e um deles disse: ‘Protesto de merda”. Foi então que outros grupos que pertenciam a manifestação antifascista começaram a alertar os jovens de que eles não eram bem-vindos.

Ao se direcionar ao policial para avisar que os jovens estavam usando artigos neonazistas, um dos PMs respondeu: “Infelizmente, a gente vive num país em que a democracia é livre”. Um dos jovens com camiseta com suásticas complementou: “Liberdade de expressão”, conforme versão do UOL.

Na sequência, o PM disse: “Alguém aqui… Pode fornecer o documento do senhor [antifascista]? A gente vai conduzir, então, para a delegacia.” O rapaz respondeu: “Vamos, demorou. O playboy vai para a delegacia comigo? Ele vai para a delegacia mesmo? Ou só eu vou?”. O PM pediu o documento ao homem com aparatos nazistas, que respondeu: “Ixe, eu tô sem”. O policial pediu, então: “Tá sem? Encosta aqui, por gentileza.”.

Nesse momento, Luís gravava a abordagem quando foi empurrado pelo policial, pelas costas. De acordo com apuração do site, o PM que cometeu o ato é Ricardo Avilda de Souza, de 37 anos.