terça-feira, 30 de junho de 2020

Em um mês, casos de Covid-19 sobem 397% no Paraná e 334% em Curitiba

Tecpar testa amostras de colaboradores para Covid-19

Em um mês, os casos do novo coronavírus deram um salto gigantesco no Paraná e em Curitiba. No Estado, os casos de Covid-19 somavam 4.236 no dia 29 de maio. Um mês depois, esse número chegou a 21.089, segundo o boletim divulgado nesta segunda-feira (29) pela Secretaria de Estado da Saúde. A alta foi de 397% nestes trinta dias. Em Curitiba a alta foi semelhante. Eram 1.100 casos até o dia 29 de maio e, na segunda-feira (29), chegou a 4.774, uma alta de 334%.
Em relação aos óbitos pela doença, a mesma situação, uma alta elevada. O Paraná tinha confirmação de 173 casos um mês atrás. Agora eram 600, no boletim de ontem — aumento de 246%. Curitiba contava 45 mortes pela Covid-19 até 29 de maio, número que saltou para 145 ontem, uma alta de 22% no período.
O período coincide com a flexibilização das medidas de isolamento e distanciamento social. A partir de maio, algumas atividades começaram aos poucos a serem liberadas, como comércio, shoppings, bares e restaurantes e igrejas. Apesar destas atividades — que estão fora da lista de serviços essenciais — terem algumas restrições de funcionamento, não evitaram casos de aglomerações.
Tanto que, em meados de junho, a Prefeitura de Curitiba criou um índice baseado em bandeiras para medir o nível de alerta na Capital, atualmente em bandeira laranja, que indica risco médio e restrições mais duras nas atividades. Se os casos continuassem subindo, a próxima fase seria de bandeira vermelha, que pode indicar o lockdown.
Ontem, durante a divulgação do boletim do coronavírus em live, a secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, alertou para o “crescimento muito acelerado” dos casos na Capital. Também falou que preocupa muito que mais da metade dos casos confirmados tem histórico de contaminação familiar.