domingo, 21 de junho de 2020

Governo do Paraná adia concurso da Polícia Militar e Bombeiros



Devido à pandemia do coronavírus (Covid-19) no Estado, os concursos e processos seletivos para contratação de servidores para as instituições que compõem a Secretaria de Estado da Segurança Pública sofreram ou podem sofrer alterações. Temporariamente, as provas para ingressar na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram adiadas.
Os processos seletivos do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e da Polícia Científica continuam normalmente, seguindo as medidas de segurança. Já a definição sobre possível adiamento das provas para o concurso da Polícia Civil ocorrerá na próxima semana.
Para a Polícia Militar serão contratados 2,4 mil servidores, sendo duas mil vagas para policiais militares e 400 para bombeiros militares.
A decisão para adiamento das provas para soldado policial militar e bombeiro militar foram tomadas em conjunto com o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo em vista que as provas são presenciais e causaria aglomeração de pessoas.
Formação — Em maio deste ano foram nomeados 36 servidores para a Polícia Científica, sendo 21 auxiliares de necropsia, oito peritos criminais e sete médicos-legistas, dos quais 30 já tomaram posse.
O curso de formação dos servidores da Polícia Científica, que estava previsto para ser iniciado em Curitiba nesta semana, foi adiado devido à Bandeira Laranja da Covid-19 no município. No entanto, os profissionais empossados estão acompanhando as atividades de outros profissionais mais antigos.
Os servidores foram chamados a partir de autorização do Governo do Estado, e foram aprovados em concurso público de 2017, o qual ainda está vigente.
POSSÍVEL ADIAMENTO - A comissão do concurso da Polícia Civil deverá se reunir com o Núcleo de Concursos da UFPR no início da próxima semana para tratar sobre o adiamento ou não das provas, tendo em vista as orientações do Governo do Estado em relação à pandemia.
Este processo seletivo vai contratar 400 novos servidores, sendo 300 investigadores, 50 delegados e 50 papiloscopistas, para atuação em todo o Paraná.
DEPEN - O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) também está com processo seletivo em andamento para a contratação temporária de servidores. São 1.394 vagas para guardas prisionais, dentre homens e mulheres, que vão atuar em unidades prisionais de todo o Estado.
As inscrições já foram encerradas e, neste momento, o processo está em fase de Exame de Investigação de Conduta. Os documentos estão sendo recebidos por meio de sistema on-line (assim como ocorreu com a prova de títulos) até o dia 26/06, conforme edital.
Após a divulgação do resultado final do processo de seleção, os candidatos aprovados podem ser chamados para assinarem os contratos. Diferente do que previa o edital inicial, esta etapa será feita nas coordenações regionais do Depen, com data e horários pré-agendados para evitar aglomerações.
A seleção é válida por um ano, podendo ser prorrogada por igual período. O processo seletivo também é conduzido pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR).
SERVIÇO - Para mais informações sobre os processos seletivos os candidatos devem acessar os canais oficiais de cada instituição e do Núcleo de Concursos da UFPR.