quinta-feira, 25 de junho de 2020

Carlos Alberto Decotelli é o novo ministro da Educação

José Carlos Decotelli é novo ministro da Educação

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (25), em seu perfil no Facebook, o nome do novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli da Silva. Após a saída de Abraham Weintraub, na semana passada, Bolsonaro escolheu o ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para comandar a pasta. Decotelli será o terceiro ministro da gestão Bolsonaro, antes de Weintraub, Ricardo Vélez Rodríguez ocupou o cargo por um pouco mais de três meses. A nomeação já foi publicada na versão eletrônica do Diário Oficial da União

Decotelli é bacaharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário, Argentina e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.

Oficial da reserva da Marinha, Carlos Alberto Decotelli participou das reuniões de transição antes da posse de Bolsonaro e comandou o FNDE por 5 meses em 2019. Decotelli foi nomeado para o cargo em fevereiro do ano passado. Em agosto, o MEC anunciou a troca no comando da Fundação, porém, sem informar o motivo.

O novo ministro sucede Abraham Weintraub, demitindo na última semana após ficar 14 meses no cargo. Weintraub deixou o Ministério para assumir o posto de diretor representante do Brasil no Banco Mundial, em Washington (EUA).