quinta-feira, 18 de junho de 2020

Pastor chama fiéis de igreja do Paraná de 'moreninhos, encardidos e sujos' em live, e fala repercute na internet

Frase teve repercussão nas redes sociais após frase racista — Foto: Twitter/Reprodução

O pastor Rodrigo dos Santos disse que fiéis da Igreja Batista do Calvário, de Toledo, no oeste do Paraná, eram "moreninhos, encardidos e sujos". A frase foi dita durante uma live em uma rede social, feita com a esposa dele, enquanto contava como se conheceram.

Na ocasião, Santos contou que a mulher dele, que é loira, se destacou entre os demais fiéis da igreja que frequentavam anos atrás. A fala do pastor gerou repercussão nas redes sociais. Veja acima.

De acordo com a fundadora da Embaixada Solidária de Toledo, Edna Nunes, representantes da Associação dos Jovens Haitianos (Ajohavito), do Grupo Senzala de Capoeira e do Instituto Quilombo Tekoah estiveram em contato, nesta quarta-feira (17), e decidiram abrir um processo contra Rodrigo pela denúncia de racismo.

O boletim de ocorrência sobre o caso será feito na quinta-feira (18), segundo a Edna.

O pastor da Igreja Batista do Calvário de Toledo, José Marcelo dos Santos, disse que a instituição não tem a ver com a publicação de Rodrigo, pois ele não frequenta a comunidade há oito anos. Além disso, de que a igreja não compartilha de atitudes preconceituosas e racistas.
A live foi realizada na sexta-feira (12) e, em seguida, o casal apagou as contas na rede social. Nesta quarta-feira, Santos postou, em outra rede, um vídeo com um pedido de desculpas sobre o ocorrido. Atualmente, o pastor mora na Suíça.

"Não era a minha intenção de forma alguma magoar alguém, ofender alguém e, de forma alguma, ser racista, mas agi com palavras infantis e estou aqui para reconhecer, e repugnar todas as minhas palavras, aquela minha atitude grosseira. Quero pedir perdão para todas as pessoas que eu tenha ofendido, em especial, a comunidade negra, que tem se ofendido com as palavras. Queria pedir o perdão de cada um de vocês", disse.