segunda-feira, 13 de abril de 2020

Conselho de Medicina avisa Mandetta que ainda não há estudo científico sobre cloroquina

Unicamp condena uso da cloroquina ou hidroxicloroquina contra o ...

O Conselho Federal de Medicina deve se posicionar nos próximos dias sobre o uso da cloroquina para o coronavírus. A entidade já avisou o Ministério da Saúde que não encontrou na literatura científica nenhum estudo que comprove que o remédio funcione para o tratamento. A tendência, portanto, é de não recomendar o uso indiscriminado, apesar dos apelos de Jair Bolsonaro. 

“Foi uma belíssima reunião científica, com mais de 3 horas”, disse ​Nise ao Painel. De outro lado, de acordo com informações de bastidores, para conselheiros, o encontro serviu para que vissem que, de fato, ela não se baseia em nada científico, mas apenas na sua percepção.

O conselho ainda discute, no entanto, qual modulação vai dar no posicionamento, se vai liberar médicos para prescrever a droga caso julguem necessário.

O plano do CFM é lançar um documento ao lado das sociedades de especialidades que têm relação com a doença, como as de Infectologia, Terapia Intensiva e Pneumologia.

“Não há nenhum tratamento eficaz e seguro para o coronavírus. Não há estudo clínico que diga que ajuda ou não ajuda”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clóvis Arns.

MÔNICA BERGAMO