terça-feira, 21 de abril de 2020

Endividamento do paranaense tem alta em tempos de coronavírus



O número de endividados no Paraná já dá sinais de elevação por causa das limitações econômicas decorrentes da pandemia do coronavírus. Após dois meses de queda, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), voltou a subir no mês de abril e chegou a 90,02%. É o maior índice para o mês de abril de toda a série histórica da pesquisa, iniciada em 2011.
Por outro lado, a condição de pagamento das dívidas ainda é positiva. A parcela de envididados com contas em atraso caiu na variação mensal, baixando de 27,68% em março para 25,67% neste mês. Da mesma forma, as famílias que reconhecem não ter condições de quitar seus débitos financeiros reduziram de 12,07% no mês passado para 10,26%.
Os que mais acumularam dívidas em abril foram os paranaenses com rendimentos acima de dez salários mínimos, que ampliaram de 93,37% em março para 95,57% em abril, sobretudo em função do financiamento imobiliário, que corresponde a 15,89% das dívidas neste mês.