terça-feira, 21 de abril de 2020

Anticorpos de lhama ajudam a neutralizar novo coronavírus, mostra estudo



Em 1989, a Universidade de Bruxelas, na Bélgica, foi a principal responsável por estudar as propriedades dos anticorpos de camelídeos, família de mamíferos que inclui animais como camelos, alpacas, lhamas, entre outros. Ao longo do tempo, essas proteínas do sistema imunológico foram usadas em estudos para combater o vírus do HIV e até doenças causadas por coronavírus, como a Sars (Síndrome respiratória aguda grave) e a Mers (síndrome respiratória do Oriente Médio).
Agora, chegou a hora dos anticorpos terem suas propriedades testadas contra o Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19. De acordo com pesquisadores belgas do Instituto de Biotecnologia de Flandres (VIB), os anticorpos encontrados em lhamas (Lama glama) podem ajudar a neutralizar o novo coronavírus, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento de tratamentos para a doença.
O estudo foi liderado pelos professores Xavier Saelens e Bert Schepens, do VIB; Jason McLellan, da Universidade do Texas em Austin; e Stefan Pöhlmann, do Instituo Leibniz, na Alemanha. Pré-publicada no bioRxiv, a pesquisa observou a reação de dois tipos de anticorpo de lhamas expostos ao vírus da Sars (Sars-CoV) e da Mers (Mers-CoV).
Um deles foi capaz de neutralizar o Mers-CoV, enquanto o outro eliminou o Sars-CoV. Em uma fase posterior, foi produzido um anticorpo híbrido pela fusão desse segundo anticorpo de lhama com um anticorpo humano. Como resultado, foi possível neutralizar o Sars-CoV-2, causador da Covid-19. “Os dados sugerem que esses anticorpos podem ser úteis no combate às epidemias de coronavírus”, anunciou a Nature no início de abril.
“Com o anticorpo que propomos e anunciamos na nossa descoberta, podemos trazer proteção imunológica imediata para um paciente ou uma pessoa potencialmente exposta”, explica Xavier Saelens, em entrevista à emissora Euronews, adiantando que o desenvolvimento de um antiviral seguro pode demorar cerca de um ano.
Enquanto aguardam a confirmação dos resultados, que parecem promissores, os pesquisadores do VIB já estão se preparando para a fase de testes pré-clinicos, como informa um comunidado à imprensa. Caso tenham sucesso, o antiviral poderá ajudar a imunizar grupos de risco e profissionais expostos ao vírus de forma imediata.
Galileu