quinta-feira, 23 de abril de 2020

Paraná triplica internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave



O Estado do Paraná tem cerca de três vezes mais internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) desde março de 2020, segundo dados do InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


O súbito aumento aponta para a possibilidade de subnotificação de casos de coronavírus.
“Você pode inferir que essa diferença a partir do começo de março se refere à Covid-19”, afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Clóvis Arns da Cunha.
Segundo o InfoGripe, mais de 1.800 pessoas foram internadas com síndromes respiratórias no Paraná entre 1º de março e 11 de abril. Mas foram somente 502 casos em 2019 e 383 em 2018.
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, entre 15 de março e 17 de abril, o Paraná teve 229 mortes por “síndrome respiratória não especificada”. Muitas dessas mortes podem ter sido por Coronavírus.
De acordo com o boletim do coronavírus publicado pela Secretaria, 42 mortes foram confirmadas com diagnóstico de Covid-19 até o mesmo dia.
No acumulado do ano de 2020, o número de mortes por síndromes não especificadas é pelo menos três vezes maior do que nos anos anteriores, segundo os dados do boletim.
Segundo o presidente da SBI, Clóvis Arns da Cunha, os testes para identificação da Covid-19 podem ter até 40% de diagnóstico “falso negativo”, o que pode explicar a diferença entre os casos confirmados da doença e os casos não especificados.
São casos prováveis de coronavírus que dependeriam de um segundo teste para ter a comprovação”, afirmou.