quinta-feira, 30 de abril de 2020

Com taxa de ocupação de UTI em 89%, São Paulo vai transferir pacientes com coronavírus ao interior

uti.jpg

O secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, afirmou, nesta quinta-feira, que hospitais do interior do estado vão passar a receber, neste fim de semana, pacientes transferidos da capital com coronavírus. A medida servirá para desafogar as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da capital, que atingiram 89% de ocupação hoje. De acordo com o secretário, em todo o estado a taxa de ocupação cai para 69,3%.Mais: Busca por informações sobre testes rápidos para Covid-19 dispara na internet

Germann não informou o número de pacientes que serão transferidos no primeiro momento, mas explicou que a medida está sendo tomada diante de uma "defasagem" na chegada de respiradores para atender pacientes mais graves.- Vamos adicionar recursos, insumos e leitos novos, mas agora, com a defasagem na chegada de respiradores, vamos usar por um tempo a transferência de pacientes para o interior. Depois, volta para a capital, onde terá um número maior de leitos.Entenda: Anvisa libera testes de Covid-19 em farmácias

Em UTIs do estado de São Paulo há 1.744 pacientes internados por Covid-19. Em enfermarias, o número é um pouco maior: 2.138 pacientes.

Segundo último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, São Paulo tem 28.698 casos de coronavírus e 2.375 mortos. O número de óbitos é 6% maior do que o registrado ontem.

Uso de máscaras

Nesta quarta-feira, o governo de São Paulo anunciou que tornará obrigatório o uso de máscaras em transportes públicos, táxis e carros de aplicativo em todo o estado a partir de 4 de maio. Empresas privadas que não obedecerem à regra, estarão sujeitas a uma multa diária de R$ 3.300. Os passageiros serão verbalmente advertidos por fiscais da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).