quinta-feira, 30 de abril de 2020

Bolsonaro sobre seus testes de coronavírus: ‘Quero mostrar que eu tenho o direito de não mostrar’



O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comentou na noite desta terça-feira (28) sobre a decisão judicial que dá ao jornal O Estado de S. Paulo o direito de acessar os resultados de seus testes de coronavírus.

“Vocês nunca me viram aqui rastejando, com coriza. Eu não tive [a doença], pô. E não minto […]. Da minha parte, não tem problema mostrar. Mas, agora, eu quero mostrar que eu tenho o direito de não mostrar”, disse Bolsonaro no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro ainda brincou ao dizer que daqui a pouco vão querer saber se ele é virgem ou não. “Vou ter que apresentar exame de virgindade para vocês. Vai dar positivo ou negativo?”, perguntou, aos risos, a simpatizantes.


O presidente fez dois testes para verificar se havia contraído o vírus após parte da comitiva que o acompanhou na viagem aos Estados Unidos, em março, ter sido infectada. Bolsonaro já disse que o resultado dos testes havia dado negativo, mas se recusou a divulgar os exames.
‘Quer que eu faça o quê?’, diz Bolsonaro sobre nº de mortes no Brasil maior que na China
A empatia não é o forte do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), definitivamente. Basta o leitor ver a reação de Bolsonaro quando questionado sobre o Brasil ultrapassar a China na quantidade de mortos por coronavírus.
‘E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre”’, disse ríspido nesta terça-feira (28).
O número de mortes confirmadas pelo coronavírus ultrapassou a marca dos 5 mil, chegando a 5.017. Na China, são 4.643. O Brasil registrou nas últimas 24 horas mais mortes que Itália, França e Espanha.
Para o leitor ter uma noção da proporção de mortes no Brasil, que tem 210 milhões de habitantes, a China é um país sete vezes mais populoso. Tem 1,5 bilhão de pessoas. Foi o epicentro da doença.
Após a declaração inicialmente apática, Bolsonaro disse lamentar as mortes e se solidarizou com as famílias.