terça-feira, 21 de abril de 2020

Coronavírus: o vilarejo argentino isolado por um churrasco 'fatal'

Um grupo de moradores da cidade patagônica de Loncopué violou a quarentena obrigatória para comemorar um aniversário. O resultado: dois mortos (incluindo o aniversariante), dezenas de infectados e uma cidade de 6.000 habitantes totalmente isolada

Em 19 de março, o presidente argentino, Alberto Fernández, anunciou em sua residência oficial em Buenos Aires que no final do dia a Argentina se tornaria um dos primeiros países da região a entrar em quarentena obrigatória.

No entanto, a centenas de quilômetros de distância, em uma pequena cidade da Patagônia, um grupo de vizinhos decidiu que o decreto presidencial não iria atrapalhar seus planos de desfrutar de um churrasco de domingo.

Não era apenas um churrasco: era também uma festa de aniversário; então, depois de comer, o grupo de familiares e amigos seguiu comemorando.

"Comeram churrasco e compartilharam cerveja e vinho da mesma garrafa", disse o prefeito da Loncopué, no oeste da Argentina, onde o evento foi realizado.

A violação das regras acabou provando-se mortal. Alguns dias depois, o aniversariante, um homem de 64 anos, morreu. As autoridades de saúde confirmaram seu diagnóstico positivo por covid-19.

Outro homem de 68 anos, que nem participou das celebrações, morreu após ter sido infectado por um dos filhos do aniversariante.

E pelo menos 29 moradores de Loncopué testaram positivo para o vírus, um deles uma mulher de 61 anos que está hospitalizada em um hospital próximo.

O tamanho do surto levou as autoridades regionais a declarar o isolamento total desta cidade de cerca de 6.000 habitantes, bloqueando as vias de acesso.

Todas as lojas também foram fechadas.

O promotor que ordenou o isolamento disse que tomou a decisão "para a proteção da saúde pública de todos os cidadãos da cidade, locais próximos e da província em geral".

Por sua parte, o prefeito de Loncopué, Walter Fonseca, alertou que "às vezes, quando a quarentena não é realizada adequadamente, essas coisas acontecem".

"Tem que ser uma lição para pessoas de outros locais entenderem que isso (isolamento social) não é uma piada", disse ele ao canal de notícias A24.

"Quarentena significa quarentena: você tem que ficar em casa, não pode receber visitas nem nada do tipo."

"Lamentamos profundamente o que está acontecendo conosco, a perda de nossos vizinhos", disse ele.

Os casos de Loncopué representam um terço do número total de infectados em toda a província de Neuquén.

As autoridades que ordenaram o "bloqueio" da cidade em 10 de abril anunciaram que a partir de terça-feira a medida será relaxada, permitindo que as empresas renovem seus estoques para que os moradores possam acessar alimentos e suprimentos básicos.