terça-feira, 28 de abril de 2020

Após 40 dias de luta contra o Covid-19, médico Jamal Munir Bark deixa UTI em Curitiba



Após 40 dias, o médico Jamal Munir Bark, 59 anos, infectado pelo covid-19, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Marcelino Champagnat, nesta segunda (27). A saída dele da UTI foi celebrada pela equipe médica do hospital, que o aplaudiu. Ele agora segue para um quarto no mesmo hospital, onde ficará mais alguns dias em observação. 

O médico, que atendia na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Boqueirão e em posto de saúde do município de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, foi internado no dia 19 de março como o primeiro paciente de coronavírus em estado grave na capital paranaense. Ele foi infectado após ter contato com uma pessoa contaminada que tinha viajado de São Paulo para Curitiba. O caso dele foi várias vezes citado pela secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, nas entrevistas coletivas, por ele ser um médico do sistema de saúde municipal de Curitiba. 
A alta da UTI do doutor Jamal acontece um dia após a morte da técnica de enfermagem Valdirene Aparecida Ferreira dos Santos, que aos 40 anos se tornou a primeira profissional de Curitiba a falecer por covid-19 no cumprimento do seu dever. Ela era enfermeira no mesmo hospítal onde o médico está internado. 
Boletim - A Secretaria Municipal da Saúde confirmou nesta segunda (27) mais uma morte de morador de Curitiba com infecção pelo novo coronavírus. A vítima é um homem de 81 anos, doente renal. Este é o 17º óbito desde o início da pandemia em Curitiba, em 11 de março. O boletim desta segunda-feira também registrou 26 novos casos de covid-19 em moradores da capital. Com a atualização, Curitiba chega a 535 casos confirmados. Há ainda outros 110 casos em investigação. Até agora foram descartados 1.183 resultados de testes para o novo coronavírus feitos em moradores da cidade.
Do total dos casos positivos registrados até agora, 365 pessoas estão liberadas do isolamento. São pacientes com idades entre 1 a 96 anos. Atualmente 71 pacientes com covid-19 estão internados em hospitais da cidade, 40 em UTIs, sendo 17 precisando do auxílio de ventilação mecânica (respirador).