terça-feira, 3 de março de 2020

Chevrolet Cobalt sai de linha oficialmente e já desaparece das lojas

Chevrolet Tracker cinza

O Chevrolet Cobalt sai oficialmente de linha. E o carro está difícil de ser encontrado nos estoques das concessionárias, conforme apurou a reportagem. Entramos em contato com algumas delas e encontramos apenas uma unidade, versão LTZ 1.8, com câmbio automático, pintado de azul métálico e sem nenhum desconto.

Por quase nove anos representou a marca no então novo segmento dos sedãs compactos premium, mas após o novo Onix Plus — que chega com tecnologias completamente renovadas — o veterano perdeu o sentido.

Em nota, a fabricante reforça sobre o fim do Chevrolet Cobalt : "Desde o lançamento do Onix Plus , a empresa vem constatando uma migração dos consumidores de sedãs compactos da marca para o novo modelo, que oferece alta performance combinada com eficiência energética, além de novas tecnologias, como internet a bordo, assistente de estacionamento, seis airbags de série, além de amplo espaço interno”.

Em 2019 o Cobalt vendeu menos que o Chevrolet Cruze , 13.113 unidades contra 17.829. Além disso, vendeu apenas 282 unidades em janeiro deste ano. Este número é bastante inferior até mesmo ante as 786 unidades vendidas em dezembro de 2019, quando ele já apresentava uma queda brusca com a chegada do Onix Plus.

Em junho do ano passado, o finado sedã perdeu a versão topo de linha Elite, restando apenas a LTZ 1.8 (sem bancos revestidos de material que imita couro, nem volante revestido de couro, frisos cromados e sensores de chuva e crepuscular) e as LTZ e LT com motor 1.4 para frotistas. O longevo motor 1.8 8V de 111 cv também não tinha como sobreviver ante o 1.0 12V turbo de 116 cv do Onix Plus, que também entrega mais equipamentos na mesma faixa de preço (R$ 70.000).

O fim da produção do Cobalt abre espaço para a produção da nova geração do Chevrolet Tracker na fábrica de São Caetano do Sul (SP). Antes importado do México, o SUV foi um dos responsáveis por fazer com que a capacidade produtiva da unidade foi aumentada de 250.000 para 330.000 carros anuais em 2019.