domingo, 22 de março de 2020

VERGONGA.....Anvisa recomenda que profissionais reutilizem máscaras que estão em condição de uso



Em razão da grande demanda que o novo coronavírus deverá provocar nos serviços de saúde do país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está recomendando que máscaras N95 ou equivalentes possam ser reutilizadas pelo mesmo profissional de saúde por até 12 horas. Em nota técnica atualizada neste sábado com orientações para os profissionais de saúde, a agência faz algumas ressalvas: isso ocorrerá de forma excepcional e eles deverão tomar uma série de medidas de precaução e descartar o que não for mais adequado para uso.

O GLOBO havia informado em um primeiro momento, com base na nota, que máscaras vencidas também poderiam ser usadas. A Anvisa, no entanto, explicou que o termo “máscaras além do prazo de validade designado pelo fabricante” não quer dizer que são produtos vencidos. Isso significa, na verdade, uma máscara que, por já ter sido usada, está além de seu prazo de validade.

As máscaras N95 ou equivalentes filtram partículas no ar e garantem um proteção contra a contaminação que as máscaras cirúrgicas convencionais não dão. Seu uso é recomendado aos profissionais de saúde.

“Excepcionalmente, em situações de carência de insumos e para atender a demanda da epidemia da Covid-19, a máscara N95 ou equivalente poderá ser reutilizada pelo mesmo profissional, desde que cumpridos passos obrigatórios para a retirada da máscara sem a contaminação do seu interior. Com objetivo de minimizar a contaminação da máscara N95 ou equivalente, se houver disponibilidade, pode ser usado um protetor facial (face shield). Se a máscara estiver íntegra, limpa e seca, pode ser usada várias vezes durante o mesmo plantão pelo mesmo profissional (até 12 horas ou conforme definido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do serviço de saúde)”, diz trecho do documento.

A agência destaca que as máscaras além do prazo de validade designado pelo fabricante “podem não cumprir os requisitos para os quais foram certificados”. Assim, “com o tempo, componentes como as tiras e o material da ponte nasal podem se degradar, o que pode afetar a qualidade do ajuste e da vedação”. Por isso a necessidade de tomar algumas precauções.

A Anvisa recomenda que seja feita uma inspeção visual da máscara vencida para checar se sua integridade foi comprometida. O profissional de saúde também deve verificar o estado de alguns de seus componentes para, assim, avaliar se ela ainda é eficaz para o uso. Caso a máscara não passe por esse teste, deve ser descartada.

Contraindicação

A agência também orienta a não sobrepor uma máscara cirúrgica convencional sobre a N95 por dois motivos. O primeiro: ela não garante o mesmo tipo de proteção ao profissional de saúde contra a contaminação pelo vírus. O segundo: isso pode levar à escassez também da máscara cirúrgica.

Para as máscaras poderem ser reutilizadas pelo mesmo profissional, a Anvisa orienta a forma correta de retirá-la após o primeiro uso: “Para remover a máscara, retire-a pelos elásticos, tomando bastante cuidado para não tocar na superfície interna e acondicione em um saco ou envelope de papel com os elásticos para fora, para facilitar a retirada da máscara. Nunca coloque a máscara já utilizada em um saco plástico, pois ela poderá ficar úmida e potencialmente contaminada. A agência também diz que “NUNCA se deve tentar realizar a limpeza da máscara N95 ou equivalente, já utilizadas, com nenhum tipo de produto”.

O GLOBO