sábado, 21 de março de 2020

Coronavírus: médico de UPA em Curitiba está em estado grave em UTI



O médico Jamal Munir Bark, 59 anos, que atende na Unidade de Pronto Atendimento  (UPA) do Boqueirão, em Curitiba, e em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana, está internado no Hospital Marcelino Champagnat em estado gravíssimo, após contrair o novo coronavírus (Covid-19).  A Prefeitura de Curitiba atualizou os casos de Covid-19 no fim da tarde desta sexta (20): são 10 novos casos totalizando 27, três deles internados em UTI, e  332 casos suspeitos.
Segundo Boletim do Hospital Marcelino Champagnat, o médico foi internado ontem (19) com quadro de insuficiência respiratória aguda. Ele foi isolado em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com suporte ventilatório. “Ele está internado desde ontem na UTI, mas a provável fonte de infecção foi uma colega de trabalho no início de março. Esse outro profissional retornou de São Paulo e apresentou sintomas leves”, explicou a secretária da Saúde de Curitiba Márcia Huçulak. O detalhe é que ,apesar de Jamal Munir Bark não ter viajado recentemente, a Prefeitura de Curitiba  não reconhece o caso dele como transmissão comunitária, porque, segundo a secretária, transmissão comunitária é só quando não se sabe qual foi o vínculo do contágio. Neste caso, o contato foi de alguém que viajou.
Entre os pacientes graves está uma mulher de 58 anos, do grupo de risco para complicações que teve contato com um parente próximo que retornou da Itália ainda em fevereiro, com sintomas respiratórios. Apesar da gravidade do quadro, a paciente já apresentou melhora nas últimas 24 horas, continua sob cuidados hospitalares, mas fora da UTI.