sábado, 28 de março de 2020

Governador do Paraná vai prorrogar isolamento social por pelo menos mais 10 dias



Uma videoconferência reuniu na manhã deste sábado (28) o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e prefeitos de dez cidades do Estado, entre eles o prefeito de Curitiba Rafael Greca. A reunião teve como objetivo alinhar um planejamento estratégico entre governo e municípios para enfrentar o avanço do novo coronavírus. “Precisamos pensar em conjunto, trocar experiências e unificar ações para que erremos o menos possível. A pandemia não é uma corrida de cem metros. É uma maratona, que em 15 dias não se resolve. Vamos enfrentar essa situação até junho, julho e por isso é preciso criar um modelo de gestão de crise”, disse Ratinho Júnior. O governador deve ser reunir com mais prefeitos durante esse sábado (28) por videoconferência. Segundo informações extraoficiais, o governador vai anunciar neste domingo (28) que as medidas de isolamento, com fechamento do comércio, shoppings e suspensão de aulas, vão continuar por pelo menos mais 10 dias no Paraná. Lembrando que os decretos do governo já prevêem as medidas por tempo indeterminado, enquanto durar pandemia de Covid-19. 
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 12 casos de coronavírus neste sábado (28). Atualmente o Paraná possui 137 casos confirmados – quatro não residem no Estado –, 2.134 descartados e 968 em investigação. O estado segue com duas mortes confirmadas, em Maringá.
Participaram da reunião prefeitos de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Guarapuava, Auaucária, São José dos Pinhais, Cascavel, Foz do Iguaçu e Piraquara. Prefeitos e secretários descreveram a situação nas suas cidades e os desafios enfrentados com o crescimento do número de casos do novo coronavírus.
“Temos que estar unidos nesse momento em que a dualidade de comunicação não pode existir. Temos que ter uma mensagem única, falar a mesma língua. Somos mais fortes que qualquer dificuldade. O ânimo não pode faltar. Temos fé na vida e nos serviremos de tudo que sabem a ciência e a medicina para enfrentarmos esse momento”, destacou Greca.
“Confio plenamente nas orientações do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak”, completou o prefeito. Greca disse que é preciso que todos ajam da mesma maneira para que o Paraná se mantenha forte no objetivo de salvar vidas e minimizar os impactos da covid-19 sobre a economia.