sábado, 21 de março de 2020

Coronavírus: Fiat paralisa atividades e adia lançamento do novo Strada.

Divulgação

Um dos principais lançamentos do primeiro semestre foi cancelado por conta da pandemia de coronavírus. A FCA anunciou hoje a interrupção de todas as suas atividades, entre elas a apresentação do novo Fiat Strada. De acordo com nota divulgada pela empresa, as atividades ficarão interrompidas entre 27 de março e 21 de abril. Isso inclui as operações em todas as suas fábricas, além de eventos e lançamentos de novos produtos. Líder de seu segmento, o Fiat Strada ganhará cara nova e deveria ser apresentado em abril. O projeto derivado do Palio de primeira geração, de 1996, foi substituído por outro bem mais moderno, que dialoga com os mais recentes lançamentos da marca. 

A primeira foto oficial, revelada pouco depois que imagens da picape vazaram durante a gravação de um comercial, mostra um carro com identidade própria, ainda que vários elementos gerem identificação com outros modelos. Os faróis, por exemplo, se alongam em direção às laterais, algo que foi visto primeiro no subcompacto Mobi e depois se repetiu nos irmãos Argo e Cronos. A imagem divulgada dá a entender que as peças serão do tipo full-LED (com luzes apenas de LED, em vez de um conjunto com luzes convencionais e faixa diurna de LED), algo inédito na montadora de Betim, que tem um histórico de modelos de apelo mais racional. 

Na dianteira, aliás, a Fiat optou por não reproduzir a divisão de elementos em três níveis presente na Toro. A grade frontal, ampla e com desenho exclusivo, forma um conjunto único com os faróis e é coroada por um nada discreto logotipo da marca. Na parte de baixo do para-choque, grades do tipo colméia são emolduradas por faróis de neblina. O resultado é um visual bem mais fácil de ser assimilado que o da picape maior. É nas laterais que a picape novata mostra maior parentesco com os demais carros da Fiat. De lado, a nova Strada parece um filhote da Toro, especialmente pelo formato da carroceria e dos vidros laterais.