domingo, 29 de março de 2020

Deputado petista defende taxação de grandes fortunas e de bancos para fortalecer SUS



O deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) afirmou hoje (28) que, apesar da conduta irresponsável do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro e de seu desprezo à vida do povo brasileiro demonstrado no enfrentamento à pandemia de coronavírus, é preciso a união de todos para superar a crise. Em artigo, defendeu várias medidas, como a imediata revogação da Emenda Constitucional 95, que congelou investimentos públicas nas áreas sociais, retirando só da Saúde R$ 22 bilhões nos últimos três anos.

Defendeu também uma moratória de 90 dias para as dívidas de valores menores, jogando as prestações lá para o final do contrato; a instituição de um programa de manutenção dos empregos, no qual o governo garanta para todas as empresas enquadradas no Simples o pagamento de um salário mínimo por empregado com a contrapartida de que a empresa não irá demiti-los. “Essas empresas englobam 75% dos empregos de carteira assinada”, disse, lembrando que “precisaremos também de linhas de crédito para as empresas retomarem suas atividades após a pandemia, pois precisaremos delas para a retomada do processo econômico”.
Fontana ainda apregoou a adoção de imposto sobre grandes fortunas, o imposto sobre lucros e dividendos, o aumento da contribuição social sobre o extraordinário lucro líquido do sistema financeiro e a criação de uma contribuição emergencial sobre altos salários dos setores públicos e privados.