domingo, 29 de março de 2020



Oito entre cada dez brasileiros apoiam a implementação de medidas de isolamento como forma de tentar conter o coronavírus, como a suspensão de aulas e a restrição à circulação de pessoas. O dado é de um levantamento da consultoria Atlas Político, feito em meio ao embate entre o presidente Jair Bolsonaro, contrário a essas ações, e os governadores que as adotaram em seus Estados. 

A pesquisa aponta ainda que a rusga entre os dois lados já teve reflexo na imagem dos políticos: enquanto a rejeição ao presidente aumentou na última semana, a do governador João Doria, que se opôs publicamente à posição de Bolsonaro, diminuiu drasticamente, ainda que siga alta. A aprovação ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, outro defensor do isolamento, também aumentou, assim como a do ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, que tem sido a face do enfrentamento à crise.

Assim evolui a curva do coronavírus no Brasil e no resto da América Latina

Doria abre duelo com Bolsonaro e marca posição dos governadores: “É justo abandonar idosos à própria sorte?”
A pesquisa foi feita entre os dias 23 e 25 de março, ou seja, captou reações ao pronunciamento oficial contra a quarentena de Bolsonaro da última terça-feira (24) e ao posicionamento dos governadores, na quarta (25). Foram entrevistadas 2.000 pessoas, por meio de questionários randômicos respondidos pela Internet e calibrados por um algorítimo. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.