sábado, 28 de março de 2020

Justiça determina que mulher se retrate após divulgar notícia falsa de morte por coronavírus em Paranavaí

Nenhuma morte por doença respiratória foi registrada na UPA de Paranavaí, segundo a prefeitura. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranavaí

Uma mulher foi obrigada a fazer uma postagem se retratando nas redes sociais após divulgar notícias falsas de que pessoas tinham morrido na Unidade de Pronto Atendimento de Paranavaí, no noroeste do Paraná, em decorrência do coronavírus.

A decisão liminar do juiz João Guilherme Barbosa Elias, da 1ª Vara de Fazenda Pública de Paranavaí, foi publicada na quarta-feira (25).

No post que motivou a ação, a mulher, que mora em Maringá, no norte do Paraná, disse que duas pessoas tinham morrido na UPA vítimas da Covid-19 sem fazer o teste.

No entanto, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) na quinta-feira (26), a cidade tem um caso confirmado de coronavírus, e nenhuma morte tinha sido registrada pela doença no Paraná.

Segundo a prefeitura de Paranavaí, a UPA sequer registrou óbitos por problemas respiratórios.

A decisão diz que a mulher "excedeu os limites", que a postagem foi um "desserviço à atual situação por apresentar dados incorretos" e que "pode causar pânico, medo, insegurança e desconfiança".