segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Enem 2019: prova exigiu mais cálculos em matemática e física, avaliam professores



O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 teve questões que exigiram muitos cálculos dos candidatos, segundo professores de cursinhos ouvidos pelo G1. As contas foram necessárias não apenas nas questões de matemática, mas também em perguntas de física e química, que fazem parte do bloco de ciências da natureza. Na edição deste ano, os alunos receberam, pela primeira vez, quatro páginas em branco para usar de rascunho.

"Não foram muitos assuntos específicos ou coisas que não eram esperadas, mas chamou atenção a quantidade de operações que eram necessárias para chegar à alternativa correta", diz Fernando da Espirito Santo, gerente de inteligência educacional e avaliações do Poliedro, referindo-se às questões de matemática.

Apesar do grande volume de cálculos, os professores avaliam que a prova não surpreendeu. O exame foi considerado abrangente porque avaliou diversas competências de cada matéria, e não apenas um ou outro assunto em cada disciplina. E, como é comum no Enem, algumas questões se resolviam apenas com a leitura atenta do texto introdutório.

A abordagem dos temas foi criativa e contextualizou assuntos do dia a dia dos candidatos: teve truque de culinária, conversão de moedas e até aplicativo de encontros.