segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Navio com 14 mil ovelhas tomba no mar na costa da Romênia

Navio com 14,6 mil ovelhas virou no Mar Negro — Foto: IGSU Romania / AFP

Animais estão sendo retirados do Queen Hind, navio de carga que tombou no Mar Negro — Foto: IGSU Romania / AFP

Equipes de resgate trabalham para salvar milhares de ovelhas de um um navio de carga que tombou no Mar Negro, na costa da Romênia. O Queen Hind, que viajava para a Arábia Saudita, transportava 14.600 animais e virou por razões ainda desconhecidas logo após deixar o porto romeno de Midia.

A tripulação, formada por 20 sírios e um libanês, foi resgatada, disse Ana-Maria Stoica, porta-voz dos serviços de resgate.

"A operação de resgate está em andamento ... esperamos que as ovelhas no porão do navio ainda estejam vivas", disse ela à AFP. Algumas dezenas de animais já foram retirados do Queen Hind.

Equipes de resgate apoiadas por militares, policiais e mergulhadores tentavam consertar o navio com bandeira de Palau e levá-lo ao porto, disse ela.

A principal associação de criadores e exportadores de ovelhas da Romênia, Acebop, pediu uma investigação urgente.

"Nossa associação está chocada com o desastre", afirmou a presidente da Acebop, Mary Pana, em comunicado. "Se não podemos proteger os animais durante o transporte de longa distância, devemos proibi-lo completamente", afirmou.

Gabriel Paun, da ONG Animals International, alegou que o navio estava sobrecarregado. Ele afirmou que o Queen Hind já teve problemas no motor em dezembro passado. "Uma investigação deve ser aberta sem demora", disse ele à AFP.