
Para fomentar a cultura da transparência na gestão do Governo do Distrito Federal (GDF), a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), por meio da Sucontroladoria de Transparência e Combate à Corrupção (SUBTC), treinou neste ano mais de 1.000 servidores sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI).

A coordenadora de Transparência e Governo Aberto da CGDF, Rejane Vaz de Abreu ressalta que o papel dos servidores públicos no fortalecimento da transparência. “O servidor tem um papel fundamental na mudança cultural, pois é ele quem lida diariamente com as informações produzidas ou armazenadas pelo Estado. Sendo assim, o treinamento dos servidores é de suma importância para a garantia do direito de acesso à informação, que é um dos requisitos para a luta contra a corrupção, o aperfeiçoamento da gestão pública, o controle social e a participação popular”.
Para Abreu a LAI representa uma mudança de paradigma em matéria de transparência, pois estabelece que o acesso é a regra e o sigilo apenas a exceção.“O direito à informação pública é uma garantia fundamental que visa a promoção da transparência e da prestação de contas dos gestores públicos, diretrizes fundamentais para o processo democrático. Da mesma forma, tais diretrizes são instrumentos importantes e eficazes no combate à corrupção e na manutenção da democracia”.