quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Conselho do MP pune Deltan Dallagnol com advertência por fala sobre ministros do STF

Resultado de imagem para deltan dallagnol

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu nesta terça-feira (26), por 8 votos a 3, aplicar a punição de advertência ao procurador da República Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

O processo disciplinar foi aberto a pedido do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, por suposta manifestação indevida em entrevista à rádio CBN no dia 15 de agosto de 2018.

Na entrevista, Deltan Dallagnol criticou ministros do Supremo pela retirada de trechos de depoimentos da Odebrecht do Paraná e envio à Justiça de Brasília.

O procurador afirmou à rádio que os ministros que votaram a favor da decisão formavam uma “panelinha” e mandavam uma mensagem “muito forte de leniência a favor da corrupção”.

Entre as punições que Dallagnol poderia receber estavam advertência, censura, suspensão e demissão.

O procurador se manifestou nesta terça-feira em uma rede social sobre a advertência e disse que a declaração feita à rádio "decorre de um sistema de justiça que não funciona, em regra, contra poderosos, e é na omissão e no silêncio que a injustiça se fortalece".

Deltan afirma que o debate dos problemas do "sistema" é essencial e que a advertência que recebeu não reflete seu apreço pelas instituições. "Continuarei trabalhando para fazer a minha parte em reduzir a corrupção e a impunidade",