sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Praias de água doce do Paraná são dez vezes mais extensas que o Litoral

Santa Helena, banhada pelas águas do Lago de Itaipu: praia de água doce

O Paraná tem mais de mil quilômetros de cursos d’água contínuos nas divisas com São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraguai, formados pelos imponentes rios Paranapanema e Paraná. De uma ponta a outra, estes rios desenham os contornos do Estado somando incontáveis praias de água doce em margens aumentadas pelos imensos lagos das usinas Chavantes, Capivara, Taquaruçu, Rosana e Itaipu.
É espaço para praias, banhos e esportes aquáticos. Numa comparação simplista, a extensão destas praias de água doce é dez vezes a do Litoral do Paraná, que tem 98 quilômetros, uma das menores entre os estados com a cara para o mar, maior apenas que o Piauí, que tem 66 km.
Até por isso, o potencial destas áreas distantes do Oceano Atlântico são do seu próprio tamanho. Além do que, além de banhos refrescantes, os locais possuem atrativos a mais, como passeios de lancha e escuna, pescaria farta, acompanhado pela beleza natural destas regiões.
Abaixo alguns exemplos de cada uma das regiões do Paraná banhadas por grandes rios ou cursos d’água. Encontramos até no Rio Iguaçu.