/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/I/O/XckZhRTt6iVQUZlIHlAw/foto.jpg)
A quarta-feira (12) começou quente em todo o Paraná, mas os moradores de Antonina, no litoral, estão sofrendo ainda mais com o calor.
Por volta das 13h, a sensação térmica na cidade já passava dos 50ºC. Às 16h, a sensação chegou a 57ºC. Neste horário, os termômetros marcavam 43ºC.
O cálculo da sensação térmica, conforme os meteorologistas, é medido através da velocidade do vento e umidade relativa do ar.
A segunda cidade mais quente do estado nesta quarta-feira, segundo o Sistema Meteorológico Simepar, é Capitão Leônidas, na região oeste. Os termômetros registraram 38ºC de máxima com sensação térmica de 42ºC.
Londrina, no norte do Paraná, registrou a maior temperatura do ano: os termômetros marcaram 36,1°C por volta das 16h15 desta quarta, conforme o Simepar. A máxima anterior na cidade foi em 12 de março, quando a temperatura chegou a 35,2°C.
A sensação térmica, no entanto, foi mais baixa em Londrina: 35,3°C. De acordo com os meteorologistas, como vários fatores são considerados fazer o cálculo, o local onde a estação que faz a medições fica instalado, geralmente em áreas com bastante vegetação, pode afetar o resultado.
A sensação térmica em locais mais urbanizados, com pouca vegetação, costuma ser de mais calor, ainda segundo os meteorologistas.
Previsão do tempo
O tempo deve continuar firme e quente em todo o Paraná até sexta-feira (14), de acordo com os meteorologistas. No fim de semana, com a aproximação de uma frente fria, deve chover em grande parte das regiões.