quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Antonina registra 57ºC de sensação térmica e tem a tarde mais quente do Paraná, diz Simepar

Antonina teve a tarde mais quente do Paraná nesta quarta-feira (12)  — Foto: Duany Gomes Pinheiro/ Arquivo pessoal

A quarta-feira (12) começou quente em todo o Paraná, mas os moradores de Antonina, no litoral, estão sofrendo ainda mais com o calor.

Por volta das 13h, a sensação térmica na cidade já passava dos 50ºC. Às 16h, a sensação chegou a 57ºC. Neste horário, os termômetros marcavam 43ºC.

O cálculo da sensação térmica, conforme os meteorologistas, é medido através da velocidade do vento e umidade relativa do ar.

A segunda cidade mais quente do estado nesta quarta-feira, segundo o Sistema Meteorológico Simepar, é Capitão Leônidas, na região oeste. Os termômetros registraram 38ºC de máxima com sensação térmica de 42ºC.


Londrina, no norte do Paraná, registrou a maior temperatura do ano: os termômetros marcaram 36,1°C por volta das 16h15 desta quarta, conforme o Simepar. A máxima anterior na cidade foi em 12 de março, quando a temperatura chegou a 35,2°C.

A sensação térmica, no entanto, foi mais baixa em Londrina: 35,3°C. De acordo com os meteorologistas, como vários fatores são considerados fazer o cálculo, o local onde a estação que faz a medições fica instalado, geralmente em áreas com bastante vegetação, pode afetar o resultado.

A sensação térmica em locais mais urbanizados, com pouca vegetação, costuma ser de mais calor, ainda segundo os meteorologistas.

Previsão do tempo

O tempo deve continuar firme e quente em todo o Paraná até sexta-feira (14), de acordo com os meteorologistas. No fim de semana, com a aproximação de uma frente fria, deve chover em grande parte das regiões.