sábado, 22 de dezembro de 2018

Polícia indicia João de Deus por violação sexual mediante fraude



A Polícia Civil de Goiás indiciou, nesta quinta-feira, 20, João Teixeira de Faria, o João de Deus, pelo crime de violação sexual mediante fraude cometida contra uma mulher que buscou atendimento espiritual na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, cidade goiana do Entorno do Distrito Federal.
Segundo o relatório final do inquérito, o médium cometeu uma espécie de estelionato, ou seja, propôs um tratamento de cura espiritual com o intuito de cometer uma violação.
A vítima nesse inquérito é uma mulher de cerca de 39 anos, que afirma ter sido molestada em 24 de outubro, durante um atendimento individual.
O caso agora será analisado pelo Ministério Público de Goiás, que decidirá se denuncia o médium. Se condenado pelo crime, ele pode pegar entre dois e seis anos de prisão em regime fechado.
João está preso desde o domingo, 16.  nega ter assediado sexualmente mulheres durante seus atendimentos.
No dia 8 de dezembro, 13 mulheres afirmaram terem sido molestadas sexualmente pelo médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus. Os depoimentos foram revelados pelo jornal O Globo e pelo programa Conversa com Bial, da TV Globo.
Desde então, outras mulheres procuraram a imprensa e o Ministério Público para denunciar abusos sofridos. Há dezenas de relatos, e entre as vítimas estariam mulheres adultas, crianças e adolescentes.
Uma força-tarefa do Ministério Público em diversos lugares do país está colhendo depoimentos. Mais de 30 mulheres foram ouvidas em 16 estados, e a Promotoria de Goiás já recebeu mais de 500 contatos relacionados ao caso, a maioria por email. Também houve denúncias de mulheres de seis países, e o FBI, dos EUA, entrou em contato com as autoridades brasileiras para tratar de situações envolvendo americanas. (Com informações da FolhaPress)