sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Temporada na praia, verão e Natal: tudo junto e misturado

Temporada na praia, verão e Natal: tudo junto e misturado

A temporada oficial de verão começa nesta sexta-feira (21), às 10 horas, no Litoral do Estado, quando a governadora Cida Borghetti abre as atividades da Operação Verão 2018/2019. O evento acontece em frente ao Sesc Caiobá, em Matinhos. Por coincidência, a estação tem início hoje também, às 20h23. E, para completar, o Litoral do Estado já está em festa. Com a proximidade do Natal e do Ano Novo, o movimento nas cidades praianas já é grande, e há poucas reservas de casas disponíveis.

Só neste fim de semana prolongado a estimativa da Ecovia, concessionária responsável pelo trecho da BR-277 entre Curitiba e o Litoral, é de 140 mil veículos trafegando nos dois sentidos da rodovia, um número 40% maior que no ano passado, quando foram 100 mil veículos em trãnsito. Ou seja, o feriado vai bombar e a temporada promete.

Cleire Areco, sócia de uma imobiliária em Guaratuba, explica que desde o final do ano letivo nas escolas privadas e públicas do Paraná o movimento no litoral paranaense tem crescido consideravelmente, e está até melhor que em anos anteriores.

“Até três anos atrás, estávamos acostumados a receber os turistas a partir do dia 26, 27. Nos úlltimos anos, porém, houve uma mudança. Hoje, cerca de 20% das famílias passam o Natal no Litoral. Inclusive já vamos receber famílias de argentinos, que costumavam chegar na 2ª quinzena de janeiro e já estão vindo para passar Natal e Reveillon conosco”, conta.

A temporada de verão na Costa Leste e Oeste do Paraná se estende até o dia 10 de março.

Horário de pico
Atenção aos horários de pico na BR-277. Nesta sexta-feira (21), das 19 às 20 horas; no sábado (22), entre 11 e 12 horas.

Depois de dias seguidos de calor, clima dá trégua a partir de domingo
Já são mais de dez dias seguidos com temperaturas máximas na casa dos 30ºC em Curitiba. Nesta sexta e sábado, a Capital ainda deve registrar temperaturas altas mas, a partir do domingo (23) as temperaturas devem ficar mais amenas e na véspera do Natal, pode até mesmo fazer um friozinho, com oscilação de 16 a 19 graus. O fim de semana pode ser chuvoso não apenas em Curitiba mas em boa parte do Estado.

As temperaturas voltam a subir após o feriado, e novamente a Capital volta a ter marcas altas, contudo, a precvisão para a virada de ano é com temperaturas amenas.

Meteorologia divulga a previsão dos próximos três meses no Paraná
O verão tem início às 20h23 desta sexta. Nesta quinta-feira (20), o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) divulgou a previsão para os meses da estação. Segundo a previsão, o regime das chuvas no Paraná no verão 2018/2019 ficará próximo da normal climatológica em todas as regiões do Estado, porém, serão intercalados por períodos de estiagem e por dias seguidos com chuva, indicando uma grande variabilidade nas condições atmosféricas.

Quanto às temperaturas, elas podem variar entre dentro da média histórica e pouco acima da média. Também devem ocorrer eventos de temporais ao longo da estação, à exemplo dos últimos dias.