quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Conselho Tutelar interdita creche após encontrar alimentos vencidos e lixo acumulado, em Ponta Grossa

Conselho Tutelar interdita creche após encontrar alimentos vencidos e lixo acumulado, em Ponta Grossa — Foto: Reprodução/RPC

O Conselho Tutelar de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, interditou uma creche particular depois de encontrar alimentos vencidos e lixo acumulado no local, nesta quarta-feira (19).

Segundo o Conselho, os fiscais compareceram à instituição, que fica no bairro Nova Rússia, acompanhados pela Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, após denúncias anônimas.

"A denúncia era de que não havia alimentação, que as crianças até mesmo sofriam agressões. Havia a possibilidade de não ter as questões de segurança para as crianças", afirmou o conselheiro tutelar Luan Batista.

Irregularidades

Segundo o Conselho Tutelar, foram encontrados móveis enferrujados, espelhos quebrados e colchões jogados. Além disso, conforme os fiscais, a cozinha da creche estava sem nenhuma condição mínima de higiene para funcionar.

Na cozinha, o Conselho Tutelar informou que encontrou comida espalhada, alimentos congelados com prazo de validade vencido desde o mês de outubro. O prazo de validade do extintor de incêndio estava vencido desde 2017, segundo os fiscais.

No chão da creche, segundo o Conselho, foi encontrada uma faca, que poderia ser facilmente acessada por uma das crianças atendidas.

Também foi constatado que a creche funcionava irregularmente, sem a documentação necessária para estar aberto.

Segundo o Conselho, o caso será encaminhado ao Ministério Púbico do Paraná (MP-PR), para pedir providências, devido ao risco que as condições encontradas no local oferecem às crianças.

Crianças dispensadas

Com a interdição da creche, na tarde desta quarta-feira, os dos alunos foram avisados para que buscassem os filhos. Alguns disseram ter sido surpreendidos pelo caso.

"Não sabia de nada. Faz dois meses que eu coloquei ele na creche, então, eu não estava sabendo", conta um dos pais.

A creche atende 24 crianças, de zero a cinco anos, e funciona há oito anos, em Ponta Grossa.

Outro lado

A responsável pela creche, que não quis se identificar, disse que a equipe nunca maltratou criança nenhuma.

"Estou com a minha consciência limpa. Chegando aqui, eu vi que estava meio sujo o parque, que foi o que me disseram. As coisas que estão na geladeira são de professoras, não tem nada com as crianças", ressaltou.

A responsável pela instituição disse ainda que vai tomar as providências necessárias para retomar as atividades na creche.