quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Calor ‘dos infernos’ em Antonina aumenta atendimentos médicos

Calor ‘dos infernos’ em Antonina aumenta atendimentos médicos

Em Curitiba, os últimos dias têm sido de calor. Mas em Antonina, têm sido de muito calor. Para se ter noção da situação do município litorâneo, na última terça-feira (18), a temperatura máxima na cidade chegou a 44,3ºC, mas a sensação térmica chegou a 81ºC – na sexta passada (14), a temperatura já havia alcançado 43ºC, com sensação de 64ºC. Um calor desses já impacta sobre o sistema de saúde da cidade.
Segundo Odileno Garcia Toledo, secretário municipal de Saúde, a demanda no hospital municipal e nos postos de saúde de Antonina tiveram crescimento entre 25 e 30% nas últimas semanas. “É algo fora do comum”, comenta ele, contando que foi necessário mudar o horário de funcionamento das unidades de saúde da cidade.
“Mudamos o horário de atendimento porque o sol fica muito intenso de tarde. Nossa população tem muitos idosos, eles saem de casa, vem a pé pro atendimento e pegam esse calor excessivo, insuportável. Então, até o dia 31, iremos fazer as consultas das 7 até às 14 horas nas unidades de saúde. Unificamos todas as consultas num só período até para não fazer a população sofrer. Chega 14 horas quase ninguém sai mais de casa e quem sai, sofre muito”, diz. Já o Hospital Municipal funciona 24 horas.
O secretário de saúde aponta ainda que crianças e idosos são os que mais estão sofrendo por conta da situação. As queixas, diz ele, são sempre iguais: queda de pressão (principalmente em idosos), desidratação (principalmente em crianças) e também há muitos casos de problemas relacionados ao sistema nervoso e estresse por conta do calor.