terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Agepar homologa reajuste das tarifas de pedágio no Paraná; maior aumento médio é de 17,6%

Maior reajuste médio entre as concessionárias é o da Viapar, nas regiões norte e noroeste, de 17,6%. — Foto: RPC Maringá/Reprodução

O reajuste das tarifas de pedágio no Paraná foi homologado na tarde desta segunda-feira (10) pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar). A data para vigorar os novos valores ainda não foi definida.

O reajuste médio dos preços cobrados pelas concessionárias varia de 6,66% a 17,6%. Para carros, a menor tarifa será a da praça de Balsa Nova (R$ 8,70) e a maior vai ser na praça de São José dos Pinhais (R$ 20,90). Veja os valores por praça e tipo de veículo.

Confira, abaixo, os percentuais médios de reajuste:

Rodonorte – 6,66%
Ecovia – 7,91%
Ecocataratas – 7,66%
Viapar – 17,60%
Caminhos do Paraná – 8,40%
Econorte – Não apresentou pedido de reajuste

Conforme a Agepar, o reajuste está acima da inflação do período "devido ao fato de, na forma paramétrica, que é utilizada para cálculo do reajuste, serem utilizados além do IPC outros índices que acabaram elevando o percentual".

O maior reajuste médio, da Viapar, resulta de um acréscimo do degrau tarifário aprovado em janeiro deste ano e que não foi aplicado, segundo a agência.

Os novos valores passam a valer após publicação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o DER-PR, a data para aplicação dos reajustes depende do dia e horário que o órgão receber os documentos da Agepar com os índices.