quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Rossoni pediu dinheiro para votar com cunha, diz o delator Tony Garcia



De Guilherme Voitch, na Veja
Em seu acordo de colaboração que levou o ex-governador Beto Richa (PSDB) para a cadeia, o empresário e ex-deputado estadual Tony Garcia faz acusações contra outro cacique tucano no estado, o deputado federal Valdir Rossoni, ex-secretário-chefe da Casa Civil de Richa.
Garcia disse aos promotores que Rossoni pediu 5 milhões de reais para votar a favor do então presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), no Conselho de Ética, em junho de 2016. Na oportunidade, o órgão analisava o relatório que pedia a cassação do parlamentar do Rio por quebra de decoro.
“Eu tinha falado para ele [Beto] que o Rossoni tinha pedido cinco milhões pra mim, pra votar com o Eduardo Cunha na coisa da Comissão de Ética lá. Eu tinha falado pra ele. Não escondo de ninguém, o Eduardo Cunha era meu amigo. O Rossoni, fui lá no dia da votação, o Rossoni votou com o Eduardo para presidente e depois, quando veio o negócio da Comissão de Ética, aconteceu isso e eu falei pro Beto. Ele disse que eu podia cuspir na cara dele se um dia ele trouxesse o Rossoni”, diz Garcia.
Por onze votos a nove, a Comissão de Ética aprovou o parecer pela cassação de Cunha. Rossoni votou a favor do relatório. Em sua delação, Garcia não explica se o acerto foi concretizado e se o dinheiro foi pago.