sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Ex-governador Joaquim Roriz sofre infarto agudo e respira por aparelhos



O ex-governador Joaquim Roriz, 82 anos, sofreu um infarto agudo do miocárdio nesta quarta-feira (26), seu estado de saúde é instável e ele respira com ajuda de aparelhos.
Nesta tarde, rumores sobre a morte do ex-governador circularam em mensagens no Whatsapp, entretanto, o Diário do Poder entrou em contato com assessoria de uma das filhas do político, que negou e não informou sobre o grave estado de Roriz.
Roriz já tinha sido submetido a uma traqueostomia. O político está internado desde 24 de agosto no Hospital Brasília, para tratar de uma pneumonia.
O estado de saúde do ex-governador vem se agravando no decorrer dos anos, em agosto do ano passado, o ex-governador teve complicações devido ao diabetes, e para evitar necrose, foi submetido a cirurgias, primeiro para amputar dois dedos do pé, e devido ao agravamento da doença, a perna direita também teve que ser amputada, na altura do joelho.
A saúde mental de Joaquim Roriz, também está debilitada, decorrente do Alzheimer, a doença foi confirmada em fevereiro, após exame que apontou um quadro de demência vascular.
Trajetória Política
Joaquim Roriz começou sua saga política no Distrito Federal em 1988, quando governou até 1990. Depois disso, Roriz volta ao GDF nos anos de 1991, 1999 e 2003, quando permaneceu no comando do DF até 2006.
Eleito senador em 2006, Roriz renunciou ao cargo cinco meses para escapar de um processo de cassação relacionado ao caso da ‘Bezerra de ouro’. Joaquim Roriz  foi apontado como beneficiário de cheques do fundador da GOL, Nenê Constantino, no valor de R$ 2,2 milhões, descontados no BRB.
A sua despedida da vida pública ocorreu em 2010, depois que candidatura ao GDF  foi impugnada com base na lei Ficha Limpa.