sexta-feira, 25 de maio de 2018

TRF-4 NEGA EMBARGOS E SÉRGIO MORO DECRETA PRISÃO DE DELÚBIO SOARES



O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) negou nesta quarta-feira, 23, por unanimidade, os embargos de declaração do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenado no ano passado a seis anos de prisão por lavagem de dinheiro em processo no âmbito da Operação Lava Jato.
O tribunal também negou os recursos do operador Enivaldo Quadrado, do economista Luiz Carlos Casante e do empresário Natalino Bertin. Ao final do voto, o desembargador João Pedro Gebran Neto, relator, determinou ‘o início do cumprimento das penas por estarem esgotados os recursos em segundo grau’.
Assim como no caso de Lula, o juiz federal Sérgio Moro expediu o mandado de prisão do ex-tesoureiro.
Delúbio já havia sido condenado no escândalo no Mensalão. O ex-tesoureiro pegou 6 anos e 8 meses de prisão no regime semiaberto por corrupção ativa e foi preso em novembro de 2013. Menos de um ano depois, em setembro de 2014, ele passou para o regime aberto.
O processo é um desdobramento do polêmico empréstimo de R$ 12 milhões tomado pelo pecuarista José Carlos Bumlai junto ao Banco Schahin, em outubro de 2004. O dinheiro era destinado ao PT, segundo a força-tarefa da Lava Jato.