quarta-feira, 23 de maio de 2018

COMITÊ DE DIREITOS HUMANOS DA ONU IGNORA PEDIDO DE LULA PARA 'SER SOLTO'



O pedido do ex-presidente Lula ao Comitê de Direitos Humanos da ONU para "ser solto" no Brasil foi negado. Isso não significa grande coisa, orque afinal esse comitê não é instância de recurso a decisões da Justiça de qualquer país, mas é uma importante derrota do petista. O pedido de Lula era baseado em uma mentira, a de que o juiz federal Sérgio Moro estaria sendo parcial no julgamento.
“O Comitê de Direitos Humanos não concederá medidas cautelas no caso de Lula da Silva”, declarou a porta-voz de Direitos Humanos da ONU, Julia Gronnevet.
Um dia antes de ser preso, enquanto Lula negociava com a Polícia Federal, seus advogados entraram com a "queixa" na ONU. Uma eventual decisão de apenas recomendar medidas ocorreria por conta da avaliação dos peritos da ONU de que a prisão lhe impediria de exercer plenamente seus direitos políticos. Mas o apelo não foi considerado consistente, até em razão das provas contidas no processo de que Lula cometeu os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.