quarta-feira, 30 de maio de 2018

Polícia Federal abre 48 inquéritos para apurar suspeita de locaute na greve



Apesar da decisão da maioria das organizações que representam os caminhoneiros de acabar com as manifestações, cerca de 250 mil caminhões permaneciam nas rodovias nesta segunda (28), o que equivale a 30% dos caminhoneiros que estavam participando das manifestações.
Na última semana, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, levantou a possibilidade de locaute, ou seja, quando entidades patronais se recusam a dar aos trabalhadores os instrumentos necessários para que eles desenvolvam o seu trabalho. A prática é proibida pela legislação.
Para investigar a possibilidade de locaute, a Polícia Federal abriu 48 inquéritos em 25 estados para apurar as supeitas. Representantes de associações que representam caminhoneiros e empresários já começaram a ser ouvidos pela PF. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) também investiga o envolvimento de empresas com a greve dos caminhoneiros, que já dura nove dias. As provas recolhidas pelo Cade serão compartilhadas com a PF e o Ministério Público Federal (MPF).