quarta-feira, 16 de maio de 2018

CRISTINA KIRCHNER É INDICIADA POR LAVAGEM DE DINHEIRO



O juiz Julián Ercolini indiciou nesta segunda-feira, 14, a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner e seus filhos Máximo e Florencia Kirchner por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha na ação conhecida como "caso Hotesur".
As autoridades argentinas investigam se a família da ex-presidente recebeu propina de empresários em troca de concessões para obras públicas disfarçados como pagamento de diárias em um hotel pertencente à família, a Hotesur.
O magistrado também processou Romina Mercado - sobrinha de Cristina - e o empresário construtor Lázaro Báez, já em prisão preventiva desde 2016 por outro caso, e ordenou contra todos eles embargos sobre quantias de até 800 milhões de pesos (US$ 32,02 milhões) para cada um.
Este é o quinto indiciamento judicial para a atual senadora no caso.
Em novembro de 2017, Cristina Kirchner prestou depoimento e negou todas as acusações. Ela afirmou ainda que a atividade da empresa familiar tinha sido plenamente legal; além de ter denunciado que sua situação judicial se devia a interesses do oficialismo.
Cristina Kirchner também foi indiciada - e com uma ordem de detenção que não foi efetivada por ter privilégios parlamentares - pelo suposto acobertamento dos iranianos suspeitos de cometer um atentado contra uma associação judaica de Buenos Aires que deixou 85 mortos em 1994.