domingo, 9 de abril de 2023

Documentos sigilosos dos EUA sobre a Guerra da Ucrânia vazam em redes sociais


 













Documentos sigilosos que detalham segredos de segurança nacional dos Estados Unidos na Ucrânia, no Oriente Médio e na China vazaram nesta sexta-feira (7) nas redes sociais, deixando o governo americano alarmado. O episódio se segue a vazamento anterior apontado pelo Pentágono de arquivos que detalham planos de Washington e da Otan para o conflito no Leste Europeu.

Analistas dizem que mais de cem documentos sigilosos podem ter sido obtidos, algo potencialmente prejudicial. Um alto funcionário da inteligência americana descreveu a situação como um pesadelo para EUA, , Austrália, Nova Zelândia e Canadá, nações que compartilham amplamente informações de inteligência.

Os documentos mais recentes foram encontrados no Twitter e em outros sites um dia após funcionários do governo de Joe Biden afirmarem que já estavam investigando um possível vazamento no Twitter e no Telegram de planos de guerra sigilosos, incluindo uma avaliação das capacidades de defesa aérea da Ucrânia.

Analistas militares disseram que os documentos parecem ter sido modificados em certas partes de seu formato original, exagerando estimativas dos EUA de ucranianos mortos na guerra e subestimando as estimativas de mortes entre os soldados russos.

Analistas ouvidos pelo jornal The New York Times afirmam que as modificações podem indicar um esforço de desinformação de Moscou. Mas as revelações nos documentos originais, que aparecem como fotos de tabelas de entregas antecipadas de armas, forças de tropas e batalhões e outros planos, representam uma importante falha da inteligência dos EUA no esforço para ajudar a Ucrânia.

Folha de S. Paulo